SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

quarta-feira

DIVERSIDADE RELIGIOSA E DIVERSIDADE E DIREITO DENTRO DA NOSSA RELIGIÃO

A diversidade religiosa, bem como a diversidade de formas de culto religioso dentro de uma determinada religião, é a beleza destas. Pobres dos que atacam, tentam denegrir uma determinada sistemática de preceitos ou de religião, pelo simples fato de não compreenderem as necessidades destas variantes. Tentarei explicar algumas coisas...   Existem inúmeras religiões, seitas, filosofias...  Elas existem, pois cada pessoa engloba determinados grupos de pessoas que buscam aquilo que lhe caiam bem. Exemplo determinadas pessoas buscaram religiões que utilizem leituras e estudos com conteúdo de português refinado, procuraram cultura dentro do quadrante religioso. Outras buscarão status, outras essências. Outros buscarão a companhia de pessoas que compartilhem sofrimentos, ou mesmo socializarem. Muitos buscarão respostas e entendimento. Outros buscarão fórmulas mágicas, ou mesmo milagres, etc. As religiões vibram então uma energia particular, as religiões que não tem dogmas, ou mesmo o cumprimento absolutamente igual em todas as células dela...  Não são padronizadas.
Um exemplo, a liturgia de uma igreja católica, devem ser as mesmas em todas as células, segue um padrão ditado para cada culto, já um ritual de Candomblé, de Umbanda, não. Cada Terreiro, cada Choupana, Tenda, Casa, Ilê, Barracão terá sua identidade, uns são simples de terra batida, ao ar livre, outros poderão ser limpíssimos, bem estruturados, organizados, outros gigantescos, outros mínimos.  Mas o que vai contar é o Axé (Energia) ali gerado, presente pele Egrégora de pensamentos e verdadeiras intenções, de todos.   Que adiantará uma linda igreja toda de ouro, com um padre, pastor com intenções de fomentar edificações e conquistas físicas e sociais.  Um terreiro com Pai de Santo, que tenha ex-filhos (Rs) inimigos. Um Babalorixá que comercializa a Fé, vendendo seu tempo e semeia medo e apresenta inimigos aos que o procura. 


Tem um leque de atratividade, sendo assim cada célula, cada tipo de culto, atrairá as pessoas que lhe condizem. Então meus Amados Irmãos... Uns adorarão chamar o humano e pecador homem à frente da Religião, como Paizinho, Pai, Mãe...  Outros se sentiram bem à frente do mesmo tipo de criatura de Deus, chamando-o e respeitando-o como Sacerdote. Em outros cantos, chamarão de Pai de Santo, de Babá, de Pastor, de Padre, Zelador, de Homem de Deus, de Babalorixá, Rabino, Mestre, Guru, Padrinho Espiritual e ai vai...  Algumas pessoas precisam dos passes, outras da leitura, outras o cheiro e o susto da pólvora, outros se acoplarem aos textos sagrados, outros jejuarem, fazer vigílias, gritarem em praça pública, outros comprarem e ascender dezenas de velas, outros ainda beberem chás para se sentirem em contato com o sagrado, outros se paramentarem e sentir-se um Deus milenar, outros repetir mantras até viver em transe de purificação e ai vai.  Ou seja, meus Amados Irmãos...  Cada um procura seu espaço e sua comunidade, que lhe conforte e que lhe caia bem.  Quantos religiosos no exercício da fé se privam de sono, de comida, outros procuram tirar a paz dos outros com tentativas de conversão ou denegrindo, atacando outras sistemáticas e cultos religiosos.  O respeito à diversidade é algo maravilhoso.  A ética vai além da fronteira da razão, mas sim da grandeza espiritual e patamar de evolução espiritual de cada pessoa.  Quando os ciúmes, quando o orgulho, tomam os olhos de um filho de Deus, este começa tropicar nas próprias dúvidas, se embriaga de razões e crenças pessoais e se ofusca perante o verdadeiro Pai.   Salve os verdadeiros Homens à frente das Religiões, sejam quais forem. Salvem os Paizinhos, Mãezinhas, os Pais de Santo, Mães de Santo, Zeladores, Sacerdotes, Babalorixás, Padres, Mestres, Gurus, Rabinos, Monges...  Que vivenciam, vibram e orientam seus seguidores para serem espíritos melhores.  Texto de Ysaiias Pintto Sacerdote e Presidente da Sagrada Umbanda Original - SJC.

Umbanda que não permite comércio religioso, nem promessas e muito menos desrespeito a Diversidade Religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.