SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

terça-feira

ORIXÁ OBÁ




MÃE   OBÁ
A VERDADE


Verdade é o princípio real, certo, correto, autêntico, sincero. A verdade absoluta só está contida no Divino criador, Olorum, mas Sua qualidade concentradora, associada à verdade, está na Divindade Planetária, que é a nossa amada Mãe Obá, regente feminina da Linha do conhecimento.
Nossa percepção da verdade tornar-se-á mais límpida e nosso desejo de pureza de coração mais sublime e mais santo, se preenchermos nosso espírito com pensamentos elevados, puros e meditarmos o Amor e misericórdia divinos. O conhecimento da Verdade depende mais da simplicidade, da pureza de propósito de uma fé sincera e confiante, do que da capacidade intelectual.
Não há melhor agente de purificação do que a chama da Verdade Espiritual. Quem há conhece e a ela se dedica será purificado das manchas da personalidade. Só o que é verdadeiro tem em si mesmo uma densidade e uma resistência própria que o eterniza no tempo e na mente dos seres.
O conhecimento da Verdade é dado àquele que vive na força da Fé, que domina o eu pessoal, as ilusões e as impressões dos sentidos. O ignorante e o descrente não acham sequer o começo do caminho que conduz à Paz.
Mãe Obá pune com rigor os sarcásticos, os sátiros que brincam com as coisas sagradas e é implacável com os colocam as divindades no mesmo nível chulo no qual eles perderam suas consciências, bom senso e evolução. Ela é a divindade que paralisa os seres que se desvirtuaram porque adquiriram conhecimentos viciados, distorcidos ou falsos.
A atuação dessa Mãe é discreta, pois ela é silenciosa quanto a terra, seu elemento, e quem está sendo paralisado nem percebe que está passando por uma descarga emocional muito intensa. Mas, algum tempo depois, já começa a mudar alguns de seus conceitos errôneos ou abandona a linha de raciocínio desvirtuado e viciado que o estava direcionando.
O saber ou conhecimento perfeito em si mesmo é o coroamento de todas as ações. Ele nos livra da confusão, das dúvidas, da má compreensão e dos erros.
Tudo o que existe no grande Todo que é Olorum, forma uma só vida. Quem atingiu esse conhecimento e sabedoria, entra na Paz Suprema, na quietude de Mãe Obá.
Akirô Obá Yê!   OBA

                                                              


MÃE  OBÁ

Mãe Obá é uma divindade em Deus na sua qualidade concentradora, que dá consistência e firmeza a tudo cria. Ela é o elemento terra que dá sustentação e germina em seu ventre terroso todas as sementes do conhecimento.
Nossa amada Mãe Obá atua como concentradora do raciocínio dos seres e atua sobre a vida de todos os que dão mau uso ao dom do raciocínio e aos conhecimentos que adquiriram. Ela é a qualidade divina que esgota os seres cujo raciocínio se desvirtuou, gerando falsos conceitos religiosos paralisadores da evolução e desequilibradores da Fé.
Com seu poderoso magnetismo telúrico e vegetal, Mãe Obá absorve as energias irradiadas pelos pensamentos dos seres que estão dando mal uso, para descarregá-los em si mesmos, assim que desencarnarem, quando receberão terríveis choques mentais que chegam a levar alguns ao estado de demência.
Seu pólo magnético é tão atrativo quanto o planeta terra. Como orixá Cósmico, ela atua sempre que é preciso acelerar a paralisação de um ser que, com seus conhecimentos, está prejudicando muitas pessoas e atrapalhando suas evoluções, pois as está induzindo, por conceitos errôneos, a seguir uma direção contrária à que a Lei Maior lhes reservou.
Mãe Obá é circunspecta, de caráter firme e reto, de poucas palavras e de uma profundidade, única nas suas vibrações retificadoras do raciocínio dos seres. Ela é interpretada como a mestra rigorosa, inflexível e irredutível nos seus pontos de vista (conceitos sobre a verdade). Ela é observadora, corretiva e não poupa se tiver que esgotar toda a capacidade de raciocínio de um ser que se emocionou e se desequilibrou mentalmente. O campo em que Mãe Obá mais atua é o religioso, paralisando os excessos cometidos pelas pessoas que dominam o conhecimento religioso, aquietando-os, antes que cometam erros irreparáveis. O ser que está sendo atuado por Mãe Obá começa a desinteressar-se pelo assunto que tanto o atraía antes e torna-se meio apático, alguns até perdendo sua capacidade de raciocinar. Nada ou ninguém deixa de ser alcançado por suas irradiações estimuladoras. Esse alcance ultrapassa o culto dos orixás, pois a religiosidade é comum a todos os seres pensantes.
Nos pontos riscados, Mãe Obá é representada por uma folha vegetal, na qual a fotossíntese acontece. Mas seus atributos são telúricos, pois é através da essência telúrica que suas irradiações nos chegam,imantando-nos e despertando em nosso íntimo os virtuosos sentimentos.
As atribuições de Mãe Obá são as de não deixar um só ser sem o seu amparo, sustentação e fixação, desde que merecedor. Mas, nem sempre o ser absorve suas irradiações, quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado dos espíritos encarnados.

                                                           



                                                  
PRECE À NOSSA MÃE OBÁ

Salve nossa Mãe Obá, Senhora Mãe Terra !
Diante de vossa bondade e da vossa luz, nós vos reverenciamos, Querida Mãe.
Pedimos Senhora Mãe, que nos acumule de conhecimentos e nos torne irradiantes, diante da vossa presença, do vosso Amor e da vossa misericórdia.
Vós que sois Mãe, telúrica por natureza, ampare-nos sustente-nos, guie-nos, conduza-nos e envolva-nos em todos os sentidos, carnais e espirituais.
Traga-nos, ó Mãe, luz radiante onde houver a escuridão pela falta de Fé. Traga-nos, querida mãe, a capacidade mental de entendimento das coisas visíveis. Proteja-nos com vossa ajuda justa e verdadeira.
Paralise, ó Mãe Divina, o que estiver desvirtuado em nosso caminho, transformando-o em conhecimento puro. Faça de nós, ó Mãe, vossos eternos filhos encantados, do plano de Olorum, purificando os possíveis desvios de nossa personalidade.
Querida Mãe Obá, que vossa natureza vegetal, vossas flores, frutos e todo o vosso néctar e mel sejam um remédio para as nossas vidas, absorvendo as energias negativas e transformando-as em positivas. Libere vossas essências e radiações energizadoras, Querida mãe, para a cura, cicatrização, higienização, purificação e potencialização de nossa mente, de nossos familiares, de nossas casas e ambientes de trabalho, mantendo as vibrações virtuosas e elevadas.
Estimule-nos, ó Divina Mãe, na busca do conhecimento interior da verdade e da Fé. Afaste de nós a ironia, vícios e conceitos desvirtuados. Livre-nos das falsas verdades religiosas e de darmos mau uso ao raciocínio e ao conhecimento.
Ative, ó Mãe, com seu gesto seguro, nossa religiosidade. Paralise e perdoe os excessos por nós cometidos. Aquiete-nos, Mãe querida, sustente-nos, conduza-nos, leve-nos em vossos braços firmes e seguros, para que nunca sejamos induzidos a seguir uma direção contrária à Lei Maior.
Ó Mãe, vós que sois a seiva viva onde as sementes germinam, abençoe o nosso pão de cada dia, fruto da vossa terra generosa, e faça com que ele nunca falte em nossas mesas.
Abençõe os quatro cantos da Terra, com vosso santo e Divino Amor e faça de nós eternos aprendizes e sementes vivas da vossa verdade e do vosso infinito Conhecimento.
Salve, salve, querida Mãe obá!
Akirô Obá Yê!

                                                               


OBÁ  Oferendamos Obá para pedir concentração mental e quietude racional, ajudando a boa memória e a capacidade de assimilação mental.
No entanto, a Ela também solicitamos que nos ajude a eliminar pensamentos negativos ligado aos dogmas e conhecimentos errôneos, pedimos que nos ajude a esquecer aquilo que nos negativa. 



OBÁ, com sua ação discreta e firme, estimula nossa interiorização favorecendo o auto conhecimento e paralisando todas as formas viciadas de conhecimentos. Essa Orixá nos traz o sentido do “chão firme”, portanto, devemos clamá-la naqueles momentos em que nos encontramos sem chão ou aéreos demais, precisando de concentração e firmeza de pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.