SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

sábado

MEDITAÇÃO E SEU TIPO DE ONDA CEREBRAL

TETA é a onda da Meditação

 
Meditar é um estado de relaxamento consciente, quando o cérebro esta completamente calmo, percebendo tudo, tendo idéias novas e, ao mesmo tempo, vazio. Deu para entender?

Dificilmente alguém, sem uma iniciação na arte de meditar, compreenderia esta definição simplista do estado meditativo.

Esclarecendo:

O nosso cérebro tem uma atividade elétrica contínua gerada pelo funcionamento dos bilhões de neurônios. Essa atividade pode ser medida pelo Eletro-encefalograma (EEG) que é usado para diagnosticar as doenças neurológicas e psicológicas.
Assim como o mar, o cérebro também produz ondas, só que ondas elétricas. Basicamente existem 4 tipos de ondas: ALFA, BETA, TETA e DELTA.

A tipo BETA tem freqüência muito rápida, amplitude pequena e predomina quando estamos acordados, em vigília ou durante qualquer tipo de atividade como, lendo jornal ou assistindo TV.

No estado de relaxamento, quando estamos quase dormindo, p. Ex., surgem no cérebros as ondas ALFA, meio hipnóticas, mais lentas e de amplitude maior que as ondas BETA.

Quando caímos no sono profundo o cérebro passa a gerar ondas lentas e de grande amplitude, são as ondas DELTA.

A onda que predomina no estado meditativo fica entre ALFA, do relaxamento profundo e DELTA, do sono profundo. TETA determina um estado de funcionamento cerebral que não é o estado de vigília nem o do sono. TETA é a onda da meditação.

Em TETA não estamos acordados, nem dormindo. Podemos perceber os movimentos e sons que nos cercam. Podemos analisar claramente problemas complexos e obter solução para os mesmos. É um estado de alta percepção criativa, de clareza mental e espiritual. O mais incrível é que, todos experimentam, sem saber, esse estado de meditação quando estão para acordar de um sono profundo.

Existem técnicas, de Medicina Chinesa, baseadas no controle da respiração para entrar conscientemente no estado de TETA. 



ESTE É UM EXERCÍCIO DE RELAXAMENTO, QUE PRESENTEIO A TODOS VOCÊS:

 http://www.youtube.com/watch?v=Atfe6PY_pOw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.