SEJA MUITO BEM-VINDO À SAGRADA UMBANDA !

" R E L I G I Ã O --- C I Ê N C I A --- A R T E --- F I L O S O F I A --- E --- A M O R "

sábado

ESTUDANDO COM SERIEDADE PROCESSOS ESPIRITUAIS

 Toda Umbandista deve ter conhecimento dos Estudos do Espiritismo, pois Allan Kardec, dedicando sua vida a pesquisas, exames, acompanhamento de exercícios mediúnicos e manifestações espirituais diversas, promovendo testes, aprofundando até o limite de sua vida encarnatória em seus estudos, nos tráz meios de controlar nossas mediunidades e exercer a nossa missão mediúnica de forma correta, verdadeira dentro da Umbanda.

Lembrando mais uma vez que a Umbanda,  renasceu, foi resgatada dentro do Movimento Espírita Brasileiro,  vindo mostrar que até ali existia certas coisas equivocadas como o Preconceito, pois naquela época os Espiritas Dirigentes e Médiuns de lá,  não aceitavam ali manifestações de Pretos Velhos e Indios,  rotulando-os de Espíritos atrazados, como se  tivessem assim condições de conhecer a Evolução Espiritual pela forma fluídica e perispiritual de um Espírito que ali se apresentaria. Mostrando os  encarnados assim, tamanho desconhecimento das "Coisas de Deus", onde que o Amor nada tem haver com nossas convenções de beleza, raças e outras tantas tão pequenescas.


Vamos ao Estudo:




     Esta instrução é feita visando sobretudo pessoas que não possuem qualquer noção do Espiritismo e às quais se quer dar uma idéia sucinta em poucas palavras. Nos grupos ou reuniões espíritas onde se acham assistentes noviços, ela pode ser útil ao preâmbulo das sessões, conforme as necessidades.

     As pessoas estranhas ao Espiritismo ( e Espiritualismo), não compreendendo nem o seu fim nem os seus meios, quase sempre dele fazem uma idéia completamente falsa. 

Sobretudo o que lhes falta é o conhecimento do princípio, a primeira dos fenômenos, em falta disto, o que elas vêem  e  ouvem  sem  proveito,  e mesmo sem interesse. É fato adquirido pela experiência que a simples vista ou o relato dos fenômenos não basta para convencer. 

Aquele mesmo que testemunha fatos capazes de o confundir fica mais admirado que convencido; quanto mais extraordinário lhe parece o efeito, tanto mais o suspeita. Um sério estudo prévio é o único meio de levar à convicção; muitas vezes mesmo isto basta para mudar inteiramente o curso das idéias. Em todo o caso, ele é indispensável para a inteligência dos mais simples fenômenos. Em falta de uma instrução completa, que não pode ser dada em poucas palavras, um resumo sucinto da lei que rege as manifestações bastará para fazer encarar a coisa sob sua verdadeira luz pelas pessoas ainda não iniciadas. É a primeira baliza que damos na curta instrução que segue. Contudo, é necessária uma observação prévia.

     A propensão dos incrédulos geralmente é para suspeitar da boa-fé dos médiuns e supor o emprego de meios fraudulentos. Além de tal ponto de vista ser uma suposição injuriosa para certas pessoas, antes de tudo há que perguntar qual o interesse que estas poderiam ter em enganar e representar, ou fazer representar uma comédia. A melhor garantia de sinceridade está no desinteresse absoluto, pois onde há a ganhar, o charlatanismo não tem razão de ser.

     Quanto à realidade dos fenômenos, cada um pode constatá-la, se se colocar em condições favoráveis e se se trouxer à observação dos fatos paciência, perseverança e a imparcialidade necessárias.

     1. - O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as Conseqüências morais decorrentes dessas relações.

     2. - Os Espíritos não são, como por vezes os imaginam, seres à parte na criação; são as almas dos que viveram na terra e em outros mundos. As almas ou Espíritos são, pois, uma só e mesma coisa; de onde se segue que quem quer que creia na existência da alma, por isso mesmo crê na dos Espíritos.


     3. - Geralmente fazem uma idéia muito falsa do estado dos Espíritos; eles são, como alguns pensam, seres vagos e indefinidos, nem chamas, como fogos-fátuos, nem fantasmas, como nos contos de aparições. São seres semelhantes a nós, com um corpo como o nosso, mas invisível e fluídico em estado normal.

     4. - Quando a alma está unida ao corpo durante a vida, tem um envoltório duplo: um pesado, grosseiro e destrutível, que é o corpo; outro fluídico, leve e indestrutível, chamado perispírito. O perispírito é o elo que une a alma ao corpo. É por intermédio dele que a alma faz o corpo agir e que percebe as sensações experimentadas pelo corpo.

     5. - A morte é apenas a destruição do envoltório grosseiro; a alma abandona esse envoltório, como se deixa uma roupa servida, ou como a borboleta, que deixa a sua crisálida. Mas conserva o seu corpo fluídico, ou perispírito.

     A união da alma, do perispírito e do corpo material constitui o homem; a alma e o perispírito, separados do corpo, constituem o ser chamado Espírito.



     6. - A morte do corpo desembaraça o Espírito do envoltório que o ligava à terra e o fazia sofrer. Uma vez livre desse fardo, tem apenas o seu corpo etéreo, que lhe permite percorrer o espaço e transpor distâncias com a rapidez do pensamento.


     7. - O fluido que compõe o perispírito penetra todos os corpos e, como a luz, atravessa os corpos transparentes; nenhuma matéria lhe faz obstáculo. É por isso que os Espíritos penetram em toda a parte, nos lugares mais hermeticamente fechados. É uma idéia ridícula crer que entrem por uma pequena abertura, como o buraco de uma fechadura ou o tudo da chaminé.


     8. - Os Espíritos povoam o espaço; constituem o mundo invisível, que nos rodeia, em meio do qual vivemos, e com o qual estamos em contato incessante.


     9. - Os Espíritos têm todas as percepções que tinham na terra, mas em mais alto grau, porque suas faculdades não são amortecidas pela matéria; têm sensações que nos são desconhecidas; vêem e ouvem coisas que os nossos sentidos limitados não nos permitem ver nem ouvir. Para eles não há escuridão, salvo para aqueles cuja punição é ficarem temporariamente nas trevas. Todos os nossos pensamentos repercutem neles e aí lêem como num livro aberto; de sorte que aquilo que podemos ocultar a qualquer um, quando vivo, não o podemos mais, desde que ele é Espírito.

        10. - Os Espíritos conservam as afeições sérias que tinham na terra; pela visão, pela audição, pelo tato, pelos ruídos, movimentos dos corpos, escrita, desenho, música, etc. Manifestam-se por meio de pessoas dotadas de uma opinião especial para cada gênero de manifestações, e que se distinguem sob o nome de médiuns. É assim que se distinguem os médiuns videntes, falantes, auditivos, sensitivos, de efeitos físicos, desenhistas, tiptologistas, escreventes, etc. Entre os médiuns escreventes há numerosas variedades, conforme a natureza das comunicações que são aptos a receber.


     11. - Posto que invisível para nós em estado normal, o perispírito não deixa de ser matéria etérea. Em certos casos, o Espírito pode fazê-lo sofrer uma espécie de modificação molecular, que o torna visível e, até, tangível. É assim que se produzem as aparições. Esse fenômeno não é mais extraordinário que o do vapor, que é invisível, quando muito rarefeito, e que se torna visível, quando condensado.

     Os Espíritos que se tornam visíveis apresentam-se quase sempre sob a aparência que tinham em vida, e que os pode dar a conhecer.


     12. - É auxiliado por seu perispírito que o Espírito age sobre o seu corpo vivo. É ainda com esse mesmo fluido que se manifesta, agindo sobre a matéria inerte, produzindo ruídos, movimentos das mesas e outros objetos que ergue, derruba ou transporta. Esse fenômeno nada tem de surpreendente se se considerar que, entre nós, os mais poderosos motores se acham nos fluidos mais rarefeitos e, até, imponderáveis, como o ar, o vapor e eletricidade.


     É igualmente com o auxílio de seu perispírito que o Espírito faz os médiuns escrever, falar ou desenhar. Não tendo corpo tangível para agir ostensivamente, quando quer manifestar-se, serve-se do corpo do médium, cujos órgãos ocupa, fazendo-os agir como se fosse seu próprio corpo, e isto pelo eflúvio fluídico, que sobre ele derrama.


     13. - É pelo mesmo meio que o Espírito age sobre a mesa, quer para movê-la sem significação determinada, quer para fazê-la vibrar golpes inteligentes, indicando as letras do alfabeto, para formar palavras e frases, fenômeno designado sob o nome de tiptologia. Aí a mesa não passa de um instrumento de que ele se serve, como do lápis para escrever. Dá-lhe uma vitalidade momentânea, pelo fluido com que a penetra, mas não se identifica com ela.  As pessoas que,  emocionadas,  ao verem manifestar-se  um  ser que lhes é caro, beijam a mesa, praticam um ato ridículo, porque é absolutamente como se beijassem a bengala de que o amigo se serve para vibrar golpes. Dá-se o mesmo com as que dirigem a palavra à mesa, como se o Espírito estivesse encerrado na madeira, ou como se esta se tivesse tornado Espírito.


     Quando ocorrem comunicações por esse meio, é preciso imaginar o Espírito, não mesa, mas ao lado, como em vida e como seria visto, se no momento se tornasse visível. O mesmo ocorre nas comunicações pela escrita. Ver-se-ia o Espírito ao lado do médium, dirigindo-lhe a mão, ou lhe transmitindo o pensamento por uma corrente fluídica.



     Quando a mesa se ergue do solo e flutua no espaço, sem ponto de apoio, o Espírito não a levanta pela força do braço, mas a envolve e a penetra de uma espécie de atmosfera fluídica, que neutraliza a ação da gravidade, como faz o ar com os balões e papagaios. O fluido de que é penetrada lhe dá momentaneamente uma maior leveza específica. Quando plantada ao solo, está no caso da campânula pneumática, sob a qual se faz o vácuo. São estas simples comparações, para mostrar a analogia dos efeitos, e não a similitude absoluta das causas.

     Depois disto, compreende-se que a um Espírito não é mais difícil levantar uma pessoa do que uma mesa, transportar um objeto de um a outro lugar, ou atirá-lo em qualquer parte. Esses fenômenos são produzidos pela mesma lei.

     Quando a mesa persegue alguém, não é o Espírito que corre, pois pode ficar tranqüilamente no mesmo lugar, mas lhe dá o impulso por uma corrente fluídica, com o auxílio da qual a faz mover-se à vontade.

     Quando os golpes são ouvidos na mesa ou noutro lugar, o Espírito não bate com a mão, nem com um objeto qualquer: ele dirige um jacto de fluido para o ponto de onde parte o ruído, produzindo o efeito de um choque elétrico. Modifica o ruído, como se pode produzir o som produzido pelo ar. (Allan Kardec)

14. - Por estas poucas palavras pode ver-se que as manifestações espíritas, sejam de que natureza foram, nada têm de sobrenatural ou maravilhoso. São fenômenos que se produzem em virtude da lei que rege as relações entre o mundo visível e o invisível, lei tão natural quanto as da eletricidade, das gravitações, etc. O Espiritismo é a ciência que nos dá a conhecer essa lei, como a mecânica nos dá a conhecer as do movimento e a ótica as da luz.

     Estando as manifestações espíritas na natureza, produziram-se em todas as épocas. Conhecida a lei que as rege, explica-nos uma porção de problemas olhados como insolúveis. É a chave de uma porção de fenômenos explorados e amplificados pela superstição.


     15. - Afastado completamente o maravilhoso, tais fenômenos nada mais têm que repugne à razão, porque vêm tomar lugar ao lado dos outros fenômenos naturais. Nos tempos de ignorância, todos os efeitos cujas causas não eram conhecidas eram reputados sobrenaturais. As descobertas científicas foram restringindo continuamente o círculo do maravilhoso. O conhecimento dessa nova lei vem reduzi-lo a nada. Assim, os que acusam o Espiritismo de ressuscitar o maravilhoso, provam, por isto mesmo, que falam do que não conhecem.

     16. - Uma idéia mais ou menos geral entre pessoas que não conhecem o Espiritismo é crer que os Espíritos,  apenas porque  são desprendidos  da matéria,  devem  saber  tudo e possuir a sabedoria suprema. Isto é um erro grave. Deixando seu envoltório corporal, não se despojam imediatamente de suas imperfeições: só com o tempo se depuram e se melhoram.

     Sendo os Espíritos as almas dos homens, como há homens de todos os graus de saber e de ignorância, de bondade e de maldade, o mesmo se encontra entre os Espíritos. Há-os que são levianos e brincalhões, outros mentirosos e trapaceiros, hipócritas, maus e vingativos; outros, ao contrário, possuem as mais sublimes virtudes e o saber em grau desconhecido na terra. Essa diversidade na qualidade dos Espíritos é um dos mais importantes pontos a considerar, pois explica a natureza boa ou má das comunicações que se recebem. É preciso aplicar-se em as distinguir.

     Disto resulta que não basta dirigir-se a um Espírito qualquer para ter uma resposta justa para cada pergunta. Porque o Espírito responderá conforme o que sabe e, muitas vezes, dará sua opinião pessoal, que pode estar certa ou errada. Se for prudente, confessará sua ignorância sobre o que não sabe; se leviano ou mentiroso, responderá a tudo, sem se preocupar com a verdade; se orgulhoso, dará sua idéia como verdade absoluta. É por isto que São João, o Evangelista, diz: “Não creiais a todo o Espírito, mas experimentais se os Espíritos são de Deus”. A experiência prova a sabedoria deste conselho. Seria, pois, imprudência e leviandade aceitar sem controle tudo o que vem dos Espíritos.

     Os Espíritos só podem responder sobre o que sabem e, ainda, sobre o que lhes é permitido dizer, porque há coisas que não devem revelar, porque ainda não é dado ao homem tudo conhecer.


     17. -  A qualidade dos Espíritos é reconhecida pela linguagem. A dos Espíritos realmente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de toda trivialidade, puerilidade ou contradição; respira sabedoria, benevolência e modéstia; é concisa, sem palavras inúteis. A dos Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosa carece dessas qualidades; o vazio das idéias aí é quase sempre compensado pela abundância de palavras.

     18. - Outro ponto a considerar, igualmente essencial, é que os Espíritos são livres; comunicam-se quando querem e a quem lhes convém e, também, quando podem, pois têm as suas ocupações. Não estão às ordens e ao capricho de quem quer que seja,  e a ninguém é dado fazê-las rir mau grado seu, nem lhes fazer dizer o que querem calar. De sorte que ninguém pode afirmar que um certo Espírito virá a seu apelo em determinado momento ou responderá a esta ou àquela pergunta. Dizer o contrário é provar a absoluta ignorância dos princípios mais elementares do Espiritismo. Só o charlatanismo tem fontes infalíveis.

     19. - Os Espíritos são atraídos pela simpatia, pela similitude dos gostos e dos caracteres, pela intenção que faz desejada a sua presença. Os Espíritos superiores não vão a reuniões fúteis, do mesmo modo que um cientista da Terra não iria a uma reunião de jovens estúrdios. Diz o simples bom senso que não pode ser salutar, combater os vícios, tentar reconduzir ao bom caminho; se não forem escutados retiram-se. Seria fazer uma idéia completamente falsa pensar que Espíritos sérios se comprazem em responder a futilidades,  a perguntas  ociosas, que  nem provam interesse,  nem respeito por eles,  nem real desejo de instruir-se e ainda menos, que      possam vir dar espetáculo para divertir curiosos. Se não o fizeram em vida, não farão depois de mortos.

     20. - Do que precede resulta que toda reunião espírita, para ser proveitosa, deve, como primeira condição, ser séria e recolhida; que aí tudo deve passar-se respeitosamente, religiosamente, com dignidade, se quiser obter o concurso habitual dos bons Espíritos. É preciso não esquecer que se esses mesmos Espíritos aí se tivessem apresentado quando vivos, teriam tido por eles considerações às quais têm ainda mais direito depois de mortos.




     Em vão alegam a necessidade de certas experiências curiosas, frívolas e divertidas, para convencer os incrédulos; o que acontece é de resultado negativo. O incrédulo, já inclinado a troçar das mais sagradas crenças, não pode ver uma coisa séria naquilo de que fazem pilhérias; não pode ser levado a respeitar aquilo que lhe não é apresentado de modo respeitável. Assim, reuniões fúteis e levianas, dessas onde nem há ordem, nem seriedade, nem recolhimento, ele sempre leva uma impressão má. O que pode convencê-lo é sobretudo, a prova da presença de seres cuja memória lhe é cara; é diante de suas palavras graves e solenes, diante de revelações íntimas que o vemos empalidecer e comover-se. Mas, por isso mesmo que há mais respeito, veneração, apego à pessoa cuja alma se lhe apresenta, ele fica chocado de vê-la vir a uma assembléia irreverente, entre mesas que dançam e chocarrices de Espíritos levianos. Por mais incrédulo que seja, sua consciência repele essa aliança entre o sério e o frívolo, o religioso e o profano, razão por que taxa  tudo de palhaçada e, por vezes, sai menos convencido do que havia entrado.

     As reuniões desse gênero sempre fazem mais mal do que bem, porque afastam da doutrina mais gente do que atraem, sem contar que oferecem o flanco à crítica dos detratores, que aí acham fundados motivos para troça.

     21. - É erro fazer um divertimento com as manifestações físicas. Se elas não têm a importância do ensino filosófico, têm sua utilidade, do ponto de vista dos fenômenos, porque são o a, b, c, da ciência, do qual deram a chave. Posto que hoje menos necessárias, ainda a ajudam a convicção de certas pessoas. Mas não excluem, absolutamente, a ordem e a compostura nas reuniões onde se fazem experiências. Se fossem sempre praticadas de maneira conveniente, convenceriam mais facilmente e, sob todos os respeitos, produziriam muito melhores resultados.

     22. - Sem dúvida, estas explicações são muito incompletas e, necessariamente, podem provocar numerosas perguntas. Mas não se deve perder de vista que isto não é um curso de Espiritismo. Tais quais são, bastam para mostrar a base sobre que ele repousa, o caráter das manifestações e o grau de confiança que podem inspirar, conforme as circunstâncias.

     Quanto à utilidade das manifestações ela é imensa, por suas conseqüências. Mas, ainda que só tivessem como resultado dar a conhecer uma nova lei da natureza, demonstrar materialmente a existência da alma e a sua imortalidade, já seria muito, porque seria uma larga via aberta à filosofia. (R. E. abril 1864 - Allan Kardec). 







"Deus abençoe a todos e que não lhes falte a vontade de aprender, estudar e  sair da inércia que se encontrem."    Ysaiias Pintto Sacerdote da Sagrada Umbanda Original - SJC - " Congá Sagrado Pai Serafim do Congo Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pela participação. Deus lhe abençoe.